segunda-feira, 11 de março de 2013

– Ofício de Mestre – Imagens e auto imagens – Miguel Arroyo


O que é ser um Mestre? O que é ser Professor? Qual a relação entre professores e alunos? Essas questões foram despertadas após ( e durante ) a leitura deste texto. Então separei alguns tópicos que julguei interessantes:
A humana Docência
·         Vemos-nos mais como docentes do que como educadores
·         A educação popular está vinculada com a educação para o povo, e a educação popular via a educação como uma maneira de libertar e o povo reivindicava esse direito.
·         A imagem tradicional de educação é considerada muito ultrapassada. Antigamente , e infelizmente , até hoje ( em algumas situações ) , o professor se vê como retentor do conhecimento , uma autoridade maior que não pode ser alcançada nem questionada.
·         Os professores eram formados para transmitir o conhecimento para seus alunos  , era como se fosse uma forma de adestramento.
·         Ao longo da nossa trajetória , vamos percebendo nossos alunos não só como alunos , mas como seres humanos como nós .
·         Devemos levar mais em consideração a curiosidade , a busca pelos significados , a apropriação da cultura.
·         Temos que despertar a vontade de aprender dos nossos alunos , pois sem ela , não há sentido em ensinar
Há uma coisa que devemos recuperar: nossa humanidade. Somos humanos, erramos e aprendemos com nossos erros , somos livres , somos seres pensantes e comunicativos. Muitas vezes os professores reprimem seus alunos , deixando de lado a sua humanidade.Não podemos nos tratar e tratar nossos alunos como coisas.
Educar é revelar saberes , e saber e conhecer nossa essência como humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário