Esse foi o primeiro texto que abordamos nas aulas da
disciplina de planejamento. Após muito debate, separei algumas coisas
interessantes do texto :
O tempo dos alunos não é o mesmo tempo dos professores. É
preciso saber respeitar esse tempo. De que tempo eu me refiro? O tempo de aprender,
o tempo de ensinar, o tempo do conhecimento. Temos que aprender a articular
esse tempo, como encaixá-lo no cotidiano escolar, onde há pessoas diferentes,
de culturas diferentes, com princípios e opiniões diferentes, e, é claro,
tempos diferentes.
Devemos desconstruir a lógica da centralidade do tempo, para
que nossas ações como docentes sejam melhores, para que a gente saiba o que
ensinar e em que tempo.
Então nos deparamos com algumas questões:
·
Qual o tempo adequado para aprender em cada
ciclo da vida?
·
O tempo de aprendizagem dos alunos está ligado a
sua vivência social e cultural?
Reconhecer a condição histórica, social e temporal do
conhecimento e sua produção exige mudanças na docência e no currículo escolar.
A apropriação do conhecimento faz parte do ser humano, e dessa maneira se constrói o tempo , as
experiências , o conhecimento.
Todo o aprendizado obedece a uma dinâmica temporal.
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