segunda-feira, 11 de março de 2013

Currículo e Interdisciplinaridade - Alfredo Veiga Neto

É preciso entender o currículo de uma maneira  mais ampla , no texto , o autor toma como exemplo o Construtivismo onde existe a ideia de que o aluno só compreenderá a velocidade de um corpo quando tiver noção de razão ou grandezas , então deve-se organizar os conteúdos ( planejar o currículo ) , devemos nos abastecer de outras áreas do conhecimento , a fim de enriquecer nosso currículo.
Ele conta sobre os movimentos pela Interdisciplinaridade no Brasil , e como ocorreu esse processo.Posso citar o primeiro livro a relatar a interdisciplinaridade - Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro  efetividade ou ideologia , de Ivani Fazenda-.


  • O programa - discurso filosófico
  • O cenário - Estados Unidos , Guerra Fria , ele modificou o status quo educacional e social
  • A crítica - esse movimento encontrou muitas dificuldades , não basta descobrir as verdades , mas sim conhecer as condições para que se estabeleça os regimes da verdade
Resultado do Movimento Interdisciplinar = INTERVENCIONISMO CURRICULAR - > currículos reformulados  , com novos conteúdos , metodologias , ideais e novas maneiras de se trabalhar os conteúdos.

Para a conclusão , Veiga propõe que façamos valer das nossas práticas pedagógicas próprias , mas que não sejam forçadas. Um exemplo que lembro de uma das aulas , uma professora comentando que certa vez , uma professora do fundamental deveria trabalhar TRÂNSITO com seus alunos , e nas aulas estava dando sistema digestório. Então fez todo o trajeto do alimento , da boca até os órgãos com placas de PARE! e coisas do tipo. Aí eu me pergunto : O aluno vai entender que é uma comparação , ou vai achar que realmente tem placas no seu estômago , fígado , intestino e restantes componentes do sistema digestivo? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário