Este trabalho realizei juntamente com minha colega Luma Mulinari Fernandeshttp://by152w.bay152.mail.live.com/default.aspx#!/mail/ViewOfficePreview.aspx?messageid=b0a785d1-8b30-11e2-a82b-00237de45bfe&folderid=00000000-0000-0000-0000-000000000001&attindex=0&cp=-1&attdepth=0&n=1200350168
Se não conseguiram visualizá-lo pelo link , aqui está
Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina de Planejamento Educacional e Currículo
Prof a Calinca Pergher
Acadêmicas: Cristal Villalba, Luma Mulinari Fernandes
Projeto
Político Pedagógico para uma Escola Imaginária
Alegrete – RS
Fevereiro/ 2013
Dados de identificação
Nome: Escola Estadual de Ensino Médio
Evolução
Entidade Mantenedora: Secretaria
Estadual de Educação
Grau de ensino: Médio
Localidade: 3º subdistrito de Alegrete –
Durasnal
Município: Alegrete
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho
docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os
membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A
educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal,
sendo uma atividade humana necessária a existência e funcionamento de todas as
sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar
no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para
a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não
há sociedade sem prática educativa e nem prática educativa sem sociedade.
(LIBÂNEO, 1994)
Pensando
na importância da prática educativa, a proposta política pedagógica é, sem
dúvidas, fundamental para o desenvolvimento escolar e consequentemente para o
desenvolvimento escolar social. Ter um Projeto Político Pedagógico bem
elaborado remete a comunidade escolar os objetivos e metas que a instituição de
ensino pretende atingir e como isso estes objetivos serão aplicados. Apesar de ser uma exigência “o Projeto Político Pedagógico é antes de
tudo um instrumento ideológico, político, que visa, sobretudo, a gestão dos
resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, e
acompanhamento de todo o universo escolar.” (EM Bernardo Ferreira Guimarães, de
Rio Piracicaba – MG).
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
A
escola será localizada na Zona Rural, próxima à cidade, para que, não só alunos
que vivem no meio rural possam fazer parte da escola, mas também jovens da zona
urbana a fim de estabelecer contato com a escola e suas práticas diferenciadas.
A
construção da escola será totalmente sustentável, desde o material utilizado
para construir os espaços de aula, higiene, alimentação, etc. Isso trará a
comunidade o conhecimento de que é possível conviver com responsabilidades
socioambientais e consciência ecológica. A participação dos estudantes será
fundamental neste processo, integrando a comunidade e formando cidadãos mais
conscientes.
3. FILOSOFIA
“Educar
para a diversidade e conscientização ecológica.”
Compreendemos
que a educação é indispensável para o desenvolvimento do ser humano. Para isso,
as práticas educativas devem focar o desenvolvimento do pensamento crítico dos
estudantes para que sejam ativos na sociedade e agentes em prol da natureza,
saibam também conviver com as diferenças.
4. OBJETIVOS
·
Estimular o pensamento crítico dos
estudantes;
·
Estabelecer a autonomia para a busca ao
conhecimento;
·
Incentivar a consciência ecológica
através de práticas sustentáveis;
·
Integrar jovens das zonas rural e urbana
para que compartilhem suas vivências;
·
Trabalhar com a interdisciplinaridade
para promover a consciência da integração das áreas do saber no dia a dia;
·
Aplicar as tecnologias em prol do
conhecimento;
·
Preparar os estudantes para os debates
sociais e políticos a fim de expor suas ideias, conhecimentos e opiniões
perante a sociedade.
5. JUSTIFICATIVA
A
proposta política pedagógica da escola será baseada na interação entre as
comunidades da zona urbana e rural. Esse processo será intermediado pelos
educandos incentivados pelos professores a incluírem suas famílias no contexto
escolar e mostrar à comunidade que esta relação é fundamental para a vida.
A
escola com a proposta sustentável tem como função, trazer a realidade o mais
próximo possível dos estudantes, para que estes percebam que é possível adotar
práticas sustentáveis no dia a dia e intermediar esses conhecimentos para a
sociedade em que vivem.
As
escolas da zona rural são, às vezes, muito diferentes e distantes da realidade
das escolas da zona urbana, e estas são diferentes das escolas urbanas
periféricas. Essas diferenças não deveriam existir no sentido da qualidade do
ensino e da interação social, mas sim nas ideias e na complementação umas das
outras. Para a escola localizada na zona rural incluir crianças e jovens no seu
contexto minimizaria a distância entre as realidades e teria uma visão ampla da
sociedade em geral.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Atitude,
uma palavra necessária em qualquer tempo, todas as coisas acontecem a partir de
uma atitude, a partir de ideias e sonhos, mas sem a atitude nada pode mudar. E
com essa palavra pode-se buscar uma consciência ecológica e sustentável para
que juntas as comunidades possam construir concepções de cidadania,
solidariedade, respeito e ética com a natureza e a sociedade para viver em um
ambiente de equilíbrio.
A
educação é um caminho para acrescentar a consciência nas pessoas, o estímulo à
educação traz autonomia e promove o pensamento crítico. Essas características
são imprescindíveis ao ser humano para o convívio com a natureza e as pessoas.
O
homem que conquista os conhecimentos necessários para a vida é capaz de mudar
sua contextualização na sociedade e esse conhecimento pode ser conquistado a
partir da autonomia desenvolvida em uma escola que problematize questões
cotidianas e fundamentais para seu desenvolvimento. Para isso os professores
devem ser a ponte entre o educando e o conhecimento e não um processador de
informações. O professor que consegue, ao invés de dar todas as respostas,
problematizar as questões a serem discutidas em aula é um inovador, e a
inovação é muito confundida, nos dias de hoje, com as tecnologias.
Inovar
não significa trazer os recursos tecnológicos para escola, isso vai muito além
do seu uso, ultrapassa metodologias tradicionais e ideias de que o uso desses
materiais é uma forma de atualização. A teoria e a prática dependem uma da
outra, e nenhuma é mais importante do que a outra. Elas devem caminhar juntas
rumo ao conhecimento. O aprendizado deve ocorrer junto com a participação e não
apenas aprender para depois participar.
Os
estudantes devem ser estimulados a pensar, questionar, problematizar. Esse é um
desafio a ser praticado pelos professores, desde a formação nas séries
iniciais. Para John Dewey “o professor que desperta o entusiasmo em seus alunos
conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos
que sejam, pode obter.” Ele também diz que “as ideias só têm importância desde
que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.”
Ainda
baseando-se em concepções de Dewey, a escola deveria basear-se em ensinar a
criança a viver no mundo. Muitas vezes, concepções e ideologias pessoas dos educadores
acabam distanciando cada vez mais a realidade dos jovens, afastando-os do dia a
dia e trazendo realidades distantes do seu convívio tornando as aulas cada vez
mais abstratas e menos concretas. Esses métodos fazem com que a prática se
perca e não possa ser observada gerando, cada vez mais, conceitos e visões
ultrapassadas. Assim temos como objetivo as aulas mais práticas, como a
aplicação dos conteúdos em laboratórios em pesquisas diárias feitas pelos
próprios estudantes.
7. METODOLOGIA
Os
princípios norteadores do dia a dia escolar serão os três Rs que representam as
palavras Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Os
estudantes aprenderão as práticas fundamentais para a convivência com a
natureza e participarão das atividades da coordenação da escola, como reuniões
e debates. Este contato direção – corpo discente – corpo docente estabelecerá
uma gestão mais participativa e democrática buscando entender, através do
diálogo, e atender as necessidades de todos que compõem a realidade escolar.
A
escola – estudantes e funcionários – estará preparada para atender pessoas com
necessidades educacionais especiais buscando a inclusão social e não apenas a
integração.
8. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola de Estadual de
Ensino Médio Evolução servirá para a população do 3o Subdistrito de
Alegrete – Durasnal, mas também aos residentes da zona urbana. Por ser uma
localidade próxima a cidade abrange as duas zonas, rural e urbana.
8.1. Modalidades de Ensino
A E. E. M. Evolução
ofertará a modalidade de ensino médio para a população, em turno Integral.
Ano
|
Quantidade de Turmas
|
Turno
|
1o Ano
|
3
|
Matutino
|
2o Ano
|
3
|
Matutino
|
3o Ano
|
3
|
Matutino
|
8.2. Organização
As aulas serão pela manhã e
as atividades extraclasse serão à tarde. Os estudantes poderão escolher até
duas atividades por tarde durante os cinco dias letivos, possibilitando que
eles participem de todas. As atividades ofertadas englobam a Teoria das
Inteligências Múltiplas de Howard Gardner a fim de desenvolver todas as
potencialidades do estudante.
·
Artes (música, pintura,
teatro);
·
Esportes;
·
Reciclagem;
·
Práticas de
Sustentabilidade;
·
Olericultura e
Fruticultura;
·
Tecnologia (fotografia,
informática, etc.);
·
Culinária (aproveitamento
de alimentos, alimentação saudável);
·
Reforço Escolar;
·
Dicção e Oratória;
·
Lógica.
8.3. Estrutura
A estrutura física da
escola irá comportar em uma área de 22 hectares:
·
9 salas de aula;
·
1 sala para professores;
·
1 sala para a secretaria;
·
1 sala para a direção;
·
3 salas de recursos
audiovisuais (uma para cada ano);
·
1 banheiro feminino para
estudantes com 10 chuveiros, 10 vasos sanitários, 5 pias, armários sendo 1 para
cada com identificação e cadeado, 2 espelhos;
·
1 banheiro masculino para
estudantes com a mesma estrutura do banheiro feminino;
·
1 banheiro feminino para
funcionárias ( 5 vasos sanitários, 3 chuveiros, 2 pias, armários);
·
1 banheiro masculino para
funcionários com a mesma estrutura descrita acima;
·
1 laboratório de química;
·
1 laboratório de física;
·
1 laboratório de biologia;
·
1 sala de artes;
·
2 quadras poliesportivas;
·
1 piscina olímpica;
·
1 academia;
·
1 sala de música;
·
1 pista de atletismo;
·
2 auditórios;
·
1 refeitório;
·
1 cozinha para
funcionários;
·
1 pomar;
·
1 horta;
·
1 composteira;
·
1 cisterna;
·
1 área de lazer;
·
1 caixa d’água;
·
1 jardim;
·
1 lago;
·
Estacionamento.
A
estrutura sustentável das dependências da escola será baseada no projeto do
seguinte link:
<http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?escola-verde-02.swf> Fonte: Revista Nova Escola.
9.
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Visando o melhor desempenho
dos estudantes serão ofertados, no turno da tarde, clubes de várias áreas do
conhecimento onde os alunos das diferentes séries e turmas poderão trabalhar em
conjunto. Com isso, haverá uma maior integração entre o corpo discente.
Projeto
|
Temática
|
Sons e Tons
|
Integrar música, pintura e teatro
|
Movimentos
|
Integrar esportes
|
Recicle
|
Reciclagem (confecção de brinquedos, jogos,
etc.) para serem doados a crianças carentes.
|
Pegada Ecológica
|
Praticar os 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e
Reciclar
|
Cultivando Bem-estar
|
Cultivo de hortaliças, frutas, etc.
|
Iniciação Científica
|
Parceria com o Projeto Jovem Cientista
|
I9 (Inove)
|
Tecnologia aliada à educação
|
Mestre Cuca
|
Aproveitamento de alimentos e utilização
destes produzidos na própria escola pelos estudantes
|
Reprise
|
Laboratório de Aprendizagem e reforço escolar
|
Com
relação aos recursos didáticos a escola contará com três aparelhos de TV 42’,
três aparelhos de DVD, 250 computadores, um projetor multimídia com tela de
projeção para cada sala de aula, extintores de incêndio em cada local da escola
conforme as normas técnicas.
Na
sala de música os estudantes terão a disposição instrumentos musicais como
teclado, bateria, guitarra, baixo, violão, harpa, clarinete, violino, flauta,
violoncelo, microfones, caixas de som, cubos, pedaleiras, pedestais para
partituras. A sala terá revestimento acústico para que não haja a propagação do
som.
Os
laboratórios de química, física e biologia terão os equipamentos básicos
necessários ao seu bom funcionamento tais como kits de segurança, jalecos,
materiais de limpeza e esterilização além de microscópios, lupas, vidrarias,
bancadas, bancos, quadro branco, armários, pias, geladeiras, estufas, etc.
Todas
as dependências da escola terão identificação em braile, rampas de acesso, e
todos os cartazes e avisos terão versão em libras e braile.
10. RECURSOS HUMANOS
Organograma
da Escola. Fonte: EM Bernardo Ferreira Guimarães, de Rio Piracicaba – MG.
·
Pessoal docente (21);
·
Pessoal não docente (29);
·
Estudantes (225).
10.1. Docentes
Área
|
Formação
|
Música
|
Normal
Superior
|
Artes
Plásticas
|
Normal
Superior com Especialização
|
Artes
|
Normal
Superior
|
Educação
Física - Licenciatura
|
Normal
Superior
|
Reciclagem
|
Normal
Superior com Especialização na área
|
Sustentabilidade
|
Normal
Superior com Especialização na área
|
Agronomia
|
Normal
Superior
|
Gastronomia
|
Normal
Superior
|
Química
|
Normal
Superior
|
Física
|
Normal
Superior
|
Biologia
|
Normal
Superior
|
Letras
– Lingua Portuguesa
|
Normal
Superior
|
Letras
– Espanhol
|
Normal
Superior
|
Letras
– Inglês
|
Normal
Superior
|
Letras
- Literatura
|
Normal
Superior
|
Matemática
|
Normal
Superior
|
História
|
Normal
Superior
|
Geografia
|
Normal
Superior
|
Pedagogia
|
Normal
Superior com Especialização em Gestão Escolar
|
Educação
Física - Bacharelado
|
Normal
Superior
|
Intérprete
|
Normal
Superior com Especialização em Libras e Braile
|
10.2. Pessoal
não-docente
·
1 bibliotecário e 1 auxiliar;
·
5 cozinheiros;
·
3 jardineiros;
·
2 eletricistas;
·
3 zeladores;
·
5 assistentes de limpeza;
·
2 técnicos administrativos;
·
2 técnicos em informática;
·
1 nutricionista;
·
1 técnico em meio ambiente;
·
1 psicólogo;
·
2 enfermeiras.
10.3. Alunos
A
escola possuirá o total de 225 alunos dispostos em três turmas para cada série
do ensino médio.
11. CURRÍCULO
Carga
Horária: 8 horas/ dia
Manhã
|
|
1o
período
|
7:30
às 8:20
|
2o
período
|
8:20
às 9:10
|
3o
período
|
9:10
às 10:00
|
Recreio
|
10:00
às 10:30
|
4o
período
|
10:30
às 11:15
|
5o
período
|
11:15
às 12:05
|
Tarde
|
|
Oficina
1
|
13:30
às 15:30
|
Recreio
|
15:30
às 15:45
|
Oficina
2
|
15:45
às 17:30
|
Disciplinas
|
Biologia
|
Espanhol
|
Física
|
Geografia
|
História
|
Inglês
|
Literatura
|
Matemática
|
Português
|
Química
|
Sociologia,
Diversidade e Inclusão
|
Interdisciplinaridade
(duas vezes por semana) – Integrando as disciplinas
|
Uma
vez na semana haverá, pela manhã, um período para a reunião escolar.
12. AVALIAÇÃO DA PPP
A
avaliação da proposta política pedagógica será feita com toda a comunidade
escolar em reuniões semanais matutinas. Essas reuniões terão pautas elaboradas
pelos estudantes, pela comunidade, gestão escolar, corpo docente e demais
funcionários com o intuito de buscar soluções para os eventuais problemas e
dificuldade apresentados.
13. REFERÊNCIAS
·
John Dewey. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br>.
Acesso em: 12 de janeiro de 2013.
·
EDNIR, Madza. Mestres da mudança:
liderar escolas com a cabeça e o coração: um guia para gestores escolares/
organização CECIP; autores Madza Ednir... [et al.]. ; ilustrações Claudius
Ceccon. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
·
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São
Paulo: Cortez, 1994.
·
Escola Sustentável. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>
·
Como fazer uma escola sustentável.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>
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