terça-feira, 12 de março de 2013

O Currículo e seu Planejamento

Desta vez , estamos discutindo o capítulo 4 , esta obra foi escrita por João Guizzo ( Supervisão) , José Antônio dos Santos e Wilma S.R. de Moura.

Então começa com uma pergunta ,que todos nós sempre ouvimos :
O que é currículo?
Em seu significado literal , currículo é percurso , carreira. Mas currículo não é apenas um ato de percorrer um caminho , mas sim as experiências que obtivemos ao longo do percurso.
De uma maneira tradicional , currículo é as matérias ensinadas na escola ou a programação dos estudos.Mas currículo tem um sentido muito mais amplo.Existe o currículo explícito e o currículo oculto. Um trecho do texto que explica essa diferença me chamou atenção:
Enquanto o currículo explícito hierarquiza os graus escolares e os critérios de avaliação por mérito ou prestígio, o oculto desenvolve nos alunos a aceitação da hierarquia e do privilégio.
Há várias consequências do currículo que são abordadas no texto , e o currículo possui 3 dimensões :

  • Filosófica : Tipo de educação apropriada
  • Sócio-antropológica : Cultura onde a escola está inserida
  • Psicológica : Definição de Aprendizagem 
Planejamento de currículo - Soma da experiências vividas pelos alunos

O interessante desse texto é que ele vem com um resumo , bem importante se você não compreendeu a leitura. Vou disponibilizá-lo:
  • O que é Currículo?
Tradicionalmente= lista de matérias , conteúdos
Atualmente= Tem sentido mais amplo , é usado com relação á vida e o programa da escola , inclusive atividades extraclasse.

  • Consequências do novo conceito de currículo
  1. Existe somente nas experiências
  2. Inclui mais que o conteúdo a ser aplicado
  3. É um ambiente especializado de aprendizagem
  4. Preocupa o planejador sem a decisão de quantas matérias devem ser ensinadas

  • Planejamento do Currículo
Deve ser elaborado por cada escola com a participação , direta ou indiretamente de todos os que estão envolvidos e ligados na dinâmica  do processo educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário